quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Juventude x Urna

Por Zulmara Ângela e Edgar Bruno



O que os jovens eleitores pensam sobre a política nacional? Eles realmente se importam com isso? Votam somente porque são obrigados? Sabem escolher seus candidatos? O que sabem sobre serem cidadãos? Ávidos para saber o que se passa na cabeça desses jovens fomos a campo pesquisar entre os alunos da rede pública e particular de ensino em Natal. Alunos acima dos 16 anos estudantes do ensino médio.
E, analisando os dados coletados podemos constatar que a maioria dos entrevistados realmente não vota somente porque são obrigados e dizem avaliarem as propostas dos candidatos. Contudo, afirmam que não acompanham o que seu candidato faz após eleito. A maioria desses jovens se quer sabem como funcionam os poderes legislativo, executivo e o judiciário. E a noção que tem sobre o que é ser cidadão é muito vaga. Um dos entrevistados respondeu: “Ser cidadão é ser uma pessoa que procura ajudar as pessoas, procura melhoria pra sua cidade e não comete vandalismo.”
Nesse contexto chegamos à conclusão de que a educação é indispensável ao progresso de nosso país e, por isso mesmo, é preciso investir um pouco mais nesse setor, pois, se as crianças e os jovens são o futuro, eles ainda têm muito que aprender sobre política e cidadania. Temos que formar jovens conscientes, que possam ter um olhar critico baseado sobre forte alicerce cultural.

Nenhum comentário: