segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ORIGEM DOS PARTIDOS POLÍTICOS




Por: Lucian Kleyton

Os primeiros partidos políticos modernos com as funções e características semelhantes as de hoje, surgiram na Inglaterra em 1832, nos Estados Unidos em meados de 1836, e na França associados à revolução de 1848.


Vale lembrar que antes da publicação do manifesto comunista de Marx e Engels em 1848, mesmo com a existência de alguns partidos, não tinham a organização e nem desempenhavam o papel que hoje desempenham. A conquista do voto aos trabalhadores de forma universal, com fim do voto censitário, os direitos trabalhistas, reformas econômicas e sociais, são bandeiras de luta do fim do século IX e início do século XX e suas conquistas ainda não atingiram todas as nações.

DEFINIÇÃO DE PARTIDO POLÍTICO
Partido político é tido, por parte da ciência política, como organização durável e complexa, do nível nacional com vontade deliberada de exercer diretamente o poder em favor da sociedade.



FUNÇÕES DOS PARTIDOS POLITICOS
Os partidos políticos têm três funções essenciais, embora possam assumir outras, o que os torna, modernamente, “multifuncionais”.
As três principais funções são:
- formação da opinião pública;
- seleção de candidatos;
- enquadramento dos eleitos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Gente! Gostei muito da fotinha lá em cima! Muito bem feita!
O blog está muito bem organizado.
Parabéns!
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Bem organizado o Blog, dê continuidade.

Paulo Henrique Ramos Alberto

Anônimo disse...

gostei muito de saber a origen dos partidos,isso vai me ajudar muito no meu projeto que irei fazer,obrigada mesmo.

Vida Sesat disse...

Adorei! me ajudou bastante pro trabalho de filosofia.

Anônimo disse...

muito bom ajudou muito ! valeu

Anônimo disse...

muito legal esse blog

Anônimo disse...

EU COMO PASTOR E CIDADAO VENHO PEDI AOS ELEITORES QUE SAIBA QUE RICARDO COUTINHO ESTA OFEREÇENDO TRABALHO DE MACUNBA NOIS TERREIRO DE UMBANDA PARA GANHA ELEIÇAO CONTRA CASIO CUNHALIMA MAIS ESTAMOS ORANDO PARA QUEBRA ESSA MALDICAO VOTE EM CASIO SE NAO ESTAREMOS ENTREGUE NA MAO DO DIABO VOTE 45 OBG QUE DEUS ABENCOI